Como posso saber se minhas senhas são seguras?

Uma senha segura deve ter pelo menos 8 caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de digitar e, o mais importante, deve ser fácil de lembrar.

Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Existem serviços que permitem utilizar senhas maiores do que oito caracteres. Quanto maior for a senha, mais difícil será descobri-la, portanto procure utilizar a maior senha possível.

Como elaborar uma boa senha?

Quanto mais difícil for a senha, melhor, pois mais difícil será descobri-la. Assim, tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas é utilizar uma frase qualquer e pegar a primeira, segunda ou a última letra de cada palavra.

Por exemplo, usando a frase "de grão em grão a galinha enche o papo" podemos gerar a senha "?DgEgaGeOp" (o sinal no início é apenas um símbolo adicional). Senhas geradas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.

O que não se deve usar na elaboração de uma senha?

O seu sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas deverão estar fora de sua lista de senhas. Esses dados são muito fáceis de se obter e qualquer pessoa tentaria utilizar este tipo de informação para tentar se autenticar como você.

Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários.

Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras (dicionários) e listas de nomes (nomes próprios, músicas, filmes, etc.).

Qualquer data que possa estar relacionada com você, como por exemplo, a data de seu aniversário ou de familiares.

Principais dicas para ter uma senha segura:

  • Não salve a sua senha em papéis ou planilhas. Uma falha de segurança mais grave pode expor as senhas facilmente. Para lembrar, use frases ou uma sequência de números ou palavras que tenha significado só para você (e que não sejam datas de aniversário, ano de nascimento, etc).
  • Use frases longas e, de preferência, uma associação de palavras sem sentido (exemplo: uma fruta, uma rua, uma atividade física, um objeto…). Quanto mais diferentes forem as palavras (e únicas), mais segura será a sua senha.
  • Se a senha precisa ser, necessariamente, numérica, evite sequências facilmente identificáveis, como datas especiais, 1234, 9876, entre outras. Quanto mais aleatória a sequência, melhor.
  • Use gerenciador de senhas online: com o gerenciador de senhas é possível criar senhas mais complexas. Essas plataformas são criptografadas e só é necessário lembrar o código de acesso a ela (que deve ser único e seguro). Lá, você terá acesso às outras senhas.
  • Evite datas ou palavras simples.
  • Nunca forneça a sua senha após clicar em um link enviado para você – na dúvida, abra o aplicativo ou site em uma página separada ou saia do sistema e entre em contato com um dos canais oficiais de suporte ao cliente.
  • Utilize uma senha diferente para cada conta ou serviço online, como e-mail e redes sociais.

Com que frequência devo mudar minhas senhas?

Você deve trocar suas senhas regularmente, procurando evitar períodos muito longos. Uma sugestão é que você realize tais trocas a cada dois ou três meses.

Lembre-se que trocas regulares são muito importantes para assegurar a integridade de suas senhas.