Limites

Há um limite de 1000 envios de email por hora, por domínio. Se você fizer um número de envios maior do que o limite horário, a maioria dos emails vai retornar com um erro de entrega. Se isso ocorrer, levará algum tempo para sua conta conseguir enviar emails novamente. Recomendamos que espere ao menos 1 hora (após o problema começar a ocorrer) antes de tentar enviar emails novamente.

Para poder utilizar listas de email com mais de 10000 contatos, você precisará de um servidor/IP dedicado ou de um VPS. Dividir seus contatos em várias listas menores não é permitido. Tenha em mente que emails possuem informações de cabeçalho (header), e que o header fornece dados sobre o email, seu conteúdo e destinatário. Averiguamos o tamanho das listas não somente a partir do assunto do email, mas também a partir das informações de cabeçalho, de modo que podemos detectar listas dividas com facilidade.

Regras para o uso de listas de email

1) Independentemente do tamanho da sua lista de emails, você jamais deve enviar sua mensagem para todos os destinatários de uma vez só: é preciso regular os envios de um modo que o limite horário não seja ultrapassado. Nós recomendamos que configure seu script de mailing para enviar no máximo 1 email a cada 4 segundos. Com essa regulagem, você estará enviando 450 emails ao longo de 1 hora, mantendo sua conta abaixo do limite horário de 1000 envios. Se o script de maling que você estiver utilizando não permitir regular a periodicidade dos envios, você precisará trocar para um script que permita.

Se você não configurar o seu aplicativo de mailing para regular a periodicidade dos envios, e tentar enviar uma mensagem para 1000 destinatários, o servidor tentará fazer os 1000 envios de uma vez só – o que não é possível em nossos servidores compartilhados, pois causará uso excessivo da capacidade de processamento do servidor (load excessivo). Consequentemente, o servidor como um todo poderá ficar lento, afetando o acesso aos seus sites e seu serviço de hospedagem em geral. Nosso trabalho é manter os servidores operando em plena capacidade, de modo que qualquer conta que cause instabilidade e lentidão será suspensa, e os envios iniciados a partir dessa conta serão interrompidos. Reiteramos: se você escolher não regular o envio de emails, sua conta pode ser suspensa.

2) Para evitar load excessivo nos nossos servidores, o envio de mensagens para qualquer lista com mais de 1000 contatos só pode ser feito fora dos horários de pico. Não são horários de pico os seguintes períodos:

a) De segunda a sexta-feira, o período entre 20h e 8h (horário de Brasília);
b) Sábados e domingos, o dia todo.

3) O método de obtenção dos contatos da lista precisa ser Double Opt-In. Isso significa que os usuários da sua lista de emails se inscrevem na newsletter ou campanha de email marketing requisitando explicitamente que seus emails sejam incluídos, e confirmando seus endereços de email. A confirmação geralmente é feita respondendo a uma mensagem de notificação enviada para o endereço de email que o usuário especificou.

O método double opt-in elimina um caso típico de abuso, no qual alguém cadastra o endereço de email de outra pessoa numa newsletter ou campanha de email marketing, sem o conhecimento e contra a vontade dessa pessoa.

De acordo com essa regulamentação, não é permitido enviar email para qualquer lista de email que você tenha recebido, comprado de terceiros ou obtido de qualquer outra maneira que não seja pelo opt-in (ex: Listas compradas, captura de e-mails com robôs etc.). Essa prática será considerada SPAM, e poderá resultar na suspensão/finalização da sua conta.


Scripts de mailing devem ser capazes de gerenciar e registrar toda a informação contida numa lista double opt-in. Isso inclui o processamento de opt-outs (pedidos de exclusão) feitos via web ou email, assim como remoção de endereços que retornarem suas mensagens ou negarem o recebimento (bounce backs). Pedidos de opt-out e remoções por bounce back precisam ser atendidos de maneira ágil. Se for descoberto que você está utilizando um script que não preenche esses requisitos, nos reservamos o direito de suspender, encerrar, ou desativar seu script ou sua conta.

4) Qualquer envio de email não solicitado resultará na suspensão ou encerramento da conta da qual o envio se originou. Temos uma política de tolerância zero no que diz respeito ao envio de emails não-solicitados ou outras formas de SPAM.

5) Todas as listas de email precisam seguir as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Essas diretrizes estão disponíveis aqui.

6) Todas as listas precisam seguir as diretrizes estabelecidas nos documentos Diretrizes para Remetentes em Massa do Google e Policies, Practices, and Guidelines da Microsoft.

7) Scripts de mailing automatizados que fazem o envio diretamente via SMTP do destinatário ou autenticado não são permitidos. Exemplos de aplicativos desse tipo são o Darkmailer, The Bat, Carteiro, Wordpress ou qualquer outro tipo de envio automatizado. Todos os emails devem ser enviados através do servidor de emails local (servidor smtp respondendo em localhost/127.0.0.1) / MTA (Mail Transfer Agent) – de modo que o próprio servidor se encarregue da entrega – e não diretamente pelo script de mailing ou pelo servidor de e-mails autenticado. Para clientes que necessitam do envio de newsletter ou e-mails automatizados em grande quantidade há um servidor relay específico dedicado a esta finalidade. Para maiores instruções de uso do relay entre em contato com nosso suporte técnico.

Cancelamento de inscrição

Um usuário deve poder cancelar a inscrição na sua lista de e-mails de uma das seguintes formas:

  • Um link DESTACADO no corpo de um e-mail (Ex: Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui), preferencialmente no topo da mensagem, que leva os usuários a uma página que confirma o cancelamento da inscrição. Esta página precisa informar claramente que o usuário não receberá mais e-mails após o cancelamento. Nenhuma ação dos usuários deve ser necessária além da confirmação.
  • Por meio de uma resposta a seu e-mail com uma solicitação de cancelamento de inscrição.
  • Forneça um cabeçalho "List-Unsubscribe" que aponte para um endereço de e-mail ou um URL no qual o usuário possa cancelar facilmente a inscrição em futuras listas de e-mail.

Observação: Todos os métodos acima devem OBRIGATORIAMENTE estar disponíveis para o usuário.


Para ajudar a garantir que suas mensagens não sejam marcadas como spam ou bloqueadas, também recomendamos que você:

  • Cancele automaticamente a inscrição de usuários cujos endereços de e-mail não existam mais ou retornem erro.
  • Envie periodicamente mensagens de confirmação para os usuários.
  • Inclua cada lista de e-mails em que eles se inscreveram e ofereça a oportunidade de cancelar a inscrição nas listas em que os usuários não estiverem mais interessados.


É possível que os usuários encaminhem e-mails de outras contas, portanto recomendamos que você:

  • Indique explicitamente o endereço de e-mail que está inscrito na sua lista.
  • Ofereça um método via URL para cancelar a inscrição da sua lista de e-mails.

Métodos de obtenção dos contatos

Confirmed/Double Opt-In – O usuário se cadastra em uma lista de emails/newsletter e recebe um e-mail de confirmação para validar o cadastramento. Isto evita que ele seja cadastrado por terceiros e com isto a criação de lista de spams. Este é o método permitido para envio de listas de email nos servidores da BASE64 Tecnologia.

Single Opt-In – O cliente se cadastra em uma lista mas não recebe nenhuma confirmação para validar o email. Este método não é permitido nos servidores da BASE64 Tecnologia.

Opt-Out – O cliente cadastrou em seu site ou adquiriu algum produto mas não informou em nenhum momento que queria receber seus emails. Este método não é permitido nos servidores da BASE64 Tecnologia.

Adequação à LGPD

Por se tratar de uma lei que aborda a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados pessoais, o departamento de marketing das empresas, mesmo das de TI, acabam por ser as que sofrem maior impacto e necessidade de adaptação.

Se a sua empresa recolhe dados por meio de landing pages (página de divulgação de um produto) e formulários, mesmo que seja na assinatura de uma newsletter, isso significa que será necessário se adequar às regras da LGPD.

O primeiro grande impacto está na atual base de dados usada em seu negócio. Isso porque em agosto de 2020, todos os potenciais clientes, os leads, devem aceitar a nova Política de Privacidade, assim como os Termos & Serviços, garantindo o consentimento explícito para que sua empresa use os dados deles.

Veja algumas das principais mudanças que devem ser feitas até agosto de 2020:

- Consentimento explícito: O consentimento explícito do usuários, sobre a coleta e o armazenamento de dados, é uma das grandes mudanças da LGPD. Isso pode ser feito através de uma checkbox em uma landing page, por exemplo, informando o objetivo da coleta dos dados. O consentimento deve estar presente em qualquer canal de coleta de dados utilizado pela empresa. Ou seja, landing pages, formulários e assinaturas de newsletters (boletins informativos) devem conter uma opção para o usuário aceitar ou não a recolha destes dados.

- A base atual de leads: Se você já tem uma estratégia digital, é provável que tenha uma base de leads com a qual interage. Com a LGPD, todos esses contatos precisarão consentir para que esta comunicação permaneça. Para isso, o ideal é enviar e-mails pedindo a autorização e garanta que essa informação ficará armazenada. Lembre-se que os usuários podem pedir a qualquer momento a exclusão dos dados da lista de sua empresa.

- Remarketing: Um grande ponto de atenção para as empresas em relação à LGPD é nas ações de remarketing. Com a nova lei, é preciso informar ao usuário que os dados estão sendo salvos e que podem ser utilizados posteriormente para o anúncio de produtos e serviços. A informação e o consentimento devem aparecer logo na home do site da empresa, com o aviso sobre o armazenamento dos cookies e o pedido de consentimento.

Link para a lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm