Você já deve ter recebido um e-mail, tendo como remetente uma entidade do governo, uma empresa de serviços ou uma instituição financeira, afirmando existir uma pendência em seu CPF/CNPJ, seguido de um link para que você possa verificar o extrato dos débitos ou um formulário para você atualizar o seu cadastro.

Mensagens como essa caracterizam uma das principais fraudes que circulam pela Internet atualmente. São os scams ou phishing scams. Ao clicar no link indicado, o usuário está automaticamente executando um programa que é instalado no computador com um único objetivo: capturar todas as informações inseridas pelos dados digitados ou cliques no mouse. No caso das mensagens que já trazem um formulário, os dados ali preenchidos são enviados diretamente para o autor do e-mail fraudulento. Com os seus dados pessoais em mãos, os fraudadores poderão aplicar os mais diversos tipos de golpes, resultando muitas vezes em prejuízos financeiros para as vítimas.

Fraudes mais comuns

  • Notificação de alteração de senha do e-mail ou webmail: e-mails que informam que é necessário alterar a senha do e-mail, webmail ou algum sistema similar, ou que informam que o e-mail não pode ser entregue por falta de espaço no servidor ou aumento de quota.
  • Cartões virtuais e mensagens: você recebeu um cartão virtual misterioso, sem qualquer remetente ou apenas “de um amigo”, e precisa clicar no link ou fazer o download de um programa para visualizá-lo.
  • Notificações financeiras e cadastrais: os e-mails acusam pendências financeiras, de CPF, título eleitoral e de crédito, boletos e avisos de débitos e cobranças, transações de comércio eletrônico, necessidade de atualização cadastral, entre outros. As mensagens levam ao download de um programa ou preenchimento de formulários.
  • Avisos e notícias: um amigo dizendo que você foi traído, uma declaração amorosa, uma notícia “quentíssima”, etc. Normalmente as mensagens trazem links para fotos.
  • Download de programas: trazem links para download de atualizações de programas, como antivírus, ferramentas de segurança, envio de mensagens, etc. Existe até uma mensagem que oferece o download de um programa antifraudes.
  • Prêmios, promoções e campanhas: você foi sorteado, você está concorrendo, você foi selecionado para nosso programa ou ajude esta campanha são alguns exemplos dessas mensagens.

Cautela e precaução nunca é demais!

  • Seja cético quanto ao que você recebe. Desconfie sempre de qualquer mensagem não solicitada, de origem desconhecida ou dizendo ser de alguma instituição ou empresa para a qual você nunca forneceu seu endereço de e-mail.
  • Analise a apresentação da mensagem. Muitos desses e-mails fraudulentos trazem gramática pobre, erros de português e tratamento impessoal (sem mencionar seu nome diretamente). Mas não se engane: algumas fraudes trazem aparência perfeita e mensagens coerentes e bem escritas.
  • Grandes empresas de softwares não enviam e-mails para que seja feito download de programas de correções ou atualizações.
  • Serviços de cartões virtuais não solicitam nenhum tipo de programa para serem visualizados.
  • Ao receber o e-mail de uma entidade do governo ou de uma empresa prestadora de serviços, visite o site da mesma para verificar sua política de envio de mensagens. Normalmente, as instituições que são alvos de fraudes trazem mensagens de alerta em seus sites.
  • Lembre-se: nenhum banco ou instituição financeira jamais vai requisitar qualquer dado pessoal ou financeiro por e-mail. Nenhum e-mail de bancos conterá links que direcionem sua navegação ao Internet Banking. Em caso de dúvidas e antes de mais nada, entre em contato com seu banco.
  • Ao fazer download de algum programa, verifique antes o local de onde ele será baixado e, quando o download for solicitado, nunca utiliza a opção ABRIR.
  • Cuidado ao abrir anexos de e-mails, principalmente de arquivos com extensões: .exe, .scr, .zip, .rar, etc.
  • Na dúvida, notifique nosso suporte técnico pelo canal de atendimento suporte@base64.com.br

Envie arquivos suspeitos para o VirusTotal

VirusTotal é um serviço gratuito que analisa arquivos e URLs suspeitas e facilita a rápida detecção de vírus, worms, cavalos de tróia e todos os tipos de arquivos maliciosos.

Se você recebeu um arquivo por e-mail ou ele simplesmente apareceu em seu pendrive e você não sabe se o arquivo é seguro ou não, você pode enviar o seu arquivo para o site VirusTotal que será feita uma análise na hora para que você fique sabendo se o arquivo é perigoso ou não.

Link: https://www.virustotal.com/pt/

A prevenção é o melhor caminho para a sua segurança!

Você também pode ajudar a combater esse mal. Denuncie as tentativas de fraudes por e-mail, encaminhando às autoridades as mensagens suspeitas que receber. O e-mail da Polícia Federal para denúncias de crimes na Internet é crime.internet@dpf.gov.br.